terça-feira, 7 de setembro de 2010

TEOLOGIA do "BANCO"




  Sempre ouvi sobre esse negócio de que fulano havia ficado de "banco", ele errou, ele pecou, portanto: Banco nele (ou: ele pro banco, sei lá). Uma vez ouvi, ou lí, sei lá (estou sendo sarcástico mesmo) sobre a história de uma mulher que foi pega em adultério (aí sim está um "pecadão"), esta, foi levada até um homem chamado Jesus (esse nome não me é estranho, já ouvi falar dele) e os religiosos começam a questioná-lo, falam sobre a lei, perguntam o que ele achava do fato ocorrido, Jesus diz:" Aquele que não tem pecado, atire a primeira pedra...", todos vão embora, ficam apenas Jesus e a mulher, e o Mestre diz: " ...onde estão os que te acusavam? ninguém te condenou?" ela responde: "Ninguém", Jesus encerra dizendo que nem mesmo ele a condenava. Acho interessante que ele não pergunta se ela se arrependeu, com quem foi, quantas vezes foram, "curto e grosso" encerra. Quero adiantar que, eu, nunca fiquei de "BANCO", se todas as vezes que eu pecasse, tivesse que ir pra tal lugar, deveria viver sentado, ou, esperando numa infinita fila, pois, "alguém aí não tem pecado?" . Apesar que também poderia ficar muito rico, abriria uma loja de bancos almofadados, confortáveis. "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós."1jo 1.8 ... "Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós." v.10 ..."Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer." Rm 3.23 ... O que fazemos com estes textos?, escondemos? igonoramos? Vejo na pessoa de Jesus algo maravilhoso, todos os excluídos pela sociedade e religião, samaritanos (permita-me ser mais específico) samaritana, publicanos, pobres, doentes, mulheres, crianças, enfim, a escória da sociedade era e sempre foi abraçada por Jesus, quer ver... A mulher samaritana, Zaqueu o publicano, Marta e Maria, a mulher que tinha um fluxo de sangue, as crianças das quais "atrapalhavam" os discípulos, os "bem aventurados pobres", enfim, como pode ainda existir esse negócio tão ridículo de "BANCO"?. Quer saber de uma coisa, os que são jogados no "BANCO", são abraçados por Jesus SIMMMM, posso me sentir abraçado em todo tempo. E tem mais, "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." Rm 5.8 ... "onde o pecado abundou, superabundou a graça; Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor." Rm 5.20b-21. ... Quero ainda indicar, para quem achou interessante este simples texto, algo que meu Professor postou em seu blog (http://compartilhandonoblog.blogspot.com/) um texto que tem por título "A igreja tem autoridade para excluir?", muito interessante.
    É isso...
           Só desabafando!





7 comentários:

  1. Olá Rodrigo. Que bela iniciativa a sua de escrever o que pensa num blog. Sabe que sou apaixonado pela mesma prática, e gosto de prestigiar amigos que também oferecem a face.

    Primeiro, eu vi o aviso no começo do blog e gostei muito. Já viu por minha experiência que as pessoas não gostam mesmo quando falamos algo que foge ao convencional. Mas eu estou falando ainda... pode abrir o coração.

    Em segundo lugar, sobre seu breve texto "Teologia do Banco", achei interessante que também escrevi sobre algo parecido hoje no meu blog. Falei sobre o direito que a igreja tem ou não de excluir as pessoas. Acho todos esses atos absurdos, abusos, pois sempre entendi o evangelho como uma mensagem inclusivista, que aceita todas as pessoas sejam eles quem forem.

    Estarei por aqui de vez em quando para acompanhar as novas postagens. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. poxa, é um imenso prazer receber comentários de sua parte....esse artigo apenas comecei, ainda nao tive tempo de terminá-lo, sou um iniciante de blog, rs, obrigado pelo comentário, e pode criticar, quero estar sempre aprendendo, pois, um dia ouvi uma frase assim: "Há pessoas que preferem morrer sendo elogiadas a viver sendo criticadas".....

    ResponderExcluir
  3. Ro... o Mestre ANDERSON postou no blog tbm sobre o mesmo tema que o seu.

    Então o mesmo comentário que fiz no blog dele (vale em dizer que o texto está perfeito) vou deixar o comentario aqui tbm.

    Parabens pelo texto e continue desabafando rs.

    Antes de falar do texto, queria compartilhar com vocês minha opinião sobre "pecado", aqui me sinto a vontade de falar o que penso sem máscaras e sem política.

    Para mim, pecado é pecado é ponto. As pessoas têm um costume de classificar os pecados cometidos de acordo com sua consciência. O pecado dele é GRANDE até ele descobrir que o outro Irmão cometeu um pecado que julga ser maior que o dele, partindo disso ele já classifica o "GRANDE PECADO" por "PEQUENO PECADO" é o famoso: PECADO, PECADINHO e PECADÃO.

    Mas isso pra mim não existe, tudo é pecado: FALAR MAL DA VIDA ALHEIA, FORNICAÇÃO, ADULTÉRIO, INVEJA, MENTIRA e tantos outros é pecado! Não existe MEDIDA DE PECADO. Para Deus é pecado e ponto. É engraçado esses pastores que adotam esse crime de excluir seus membros, eles são o que mais pecam rsrs. (Não estou julgando, isso é fato)

    Além dos meus Pais serem evangélicos, também são Pastores. Então eu cresci vendo um exemplo de pai dentro de casa e um exemplo de Pastor dentro da Igreja. Em casos que a consciência do membro media o seu tamanho do pecado, vinham falar com o meu pai. Ao invés do meu pai colocar no famoso "banco" ele colocava para trabalhar dentro da igreja rsrs.

    Isso provocou a ira de muito Obreiros, que diziam jamais aceitar um "camarada" daquele na frente de um trabalho. Hoje, muitos desses Obreios não estão mais conosco e os "camaradas" estão lá, cada vez mais fortes dentro da igreja, arrependidos pelos seus atos pecaminosos. E temos que nos arrepender todos os dias pela nossa natureza pecaminosa.

    Resumindo: NÃO ADOTEM ESSE "COSTUME RIDÍCULO". E quando esses pecarem, AJUDE! Porque mais cedo ou mais tarde, em algum momento da sua vida você vai precisar de ajuda e perdão. Essa é a vida Cristã.

    O William me disse uma vez e acho que cabe muito bem nesse momento: “Você não pode apenas ser cristão, você tem que parecer ser cristão” E excluir um membro pelo seu pecado, não é uma atitude de um Cristão. (estou falando de cristão que conhece os princípios bíblicos, porque os que não conhecem nem tem o que discutir)

    Encerro por aqui, antes que eu fale besteira rsrs, esse é um assunto que me deixa completamente REVOLTADA.

    PASTORES: SEJAM AO MENOS PARECIDOS COM JESUS!
    VOCÊS TÊM QUE COMEÇAR A PENSAR: O QUE JESUS FARIA EM MEU LUGAR?! Pelo pouco que conheço de Jesus, ele não excluiria. Está na hora da igreja rever seus princípios. Por isso sempre bato na mesma tecla: A bíblia mesmo revelando o caráter de Deus, revela muito mais o caráter de tem quem a lê.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. é isso mesmo, concordo com tal posição a respeito de pecado...... continue assim, e até ano que vem no ICEC...rsrsrs
    bju

    ResponderExcluir
  5. Oi Rô, com certeza estarei por lá sim!

    Daqui a 10 anos, teremos nossa faculdade kkkk

    Seremos Mestres e Doutores da Ciencias da Religião kkk.

    Obrigada pela sua influencia e do Rodriguinho! Vocês são meus ensinadores, me forçam a pensar sobre as escrituras. Estão sempre prontos a me ouvir e tirar minhas dúvidas.

    Em uma postagem para o Prof. Anderson, eu disse que as vezes me sentia um ET dentro da igreja rsrs, hoje posso ver que não estou sozinha kkkk.

    E que eu estava certa com aquilo que acredita :) Vocês me ajudam MUITO.

    Obrigada mesmo!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  6. QUE ISSO, NÃO PRECISA AGRADECER, EU, QUANDO COMECEI A ESTUDAR, DISSE QUE ESTARARIA PRONTO A AJUDAR TODOS QUE TIVESSEM O DESEJO DE APRENDER, EU QUERIA COMPARTILHAR TUDO O QUE EU ESTAVA APRENDENDO, NÃO QUERIA RETER NADA PRA MIM....
    MAS FICO MUITO FELIZ EM SABER QUE ESTOU LHE AJUDANDO DE ALGUMA FORMA... BJU

    ResponderExcluir
  7. APAZ QUERIDO IRMÂO RODRIGO, EU GOSTARIA QUE VC ME AJUDACE EM UM ESTUDO BIBLICO SOBRE DANIEL PORQ EU FUI COMVIDADO PARA PREGAR NA IGREIJA SEIO QUE VC PODE ME AJUDAR FICAREI MUITO GRATO A VC FICA COM DEUS UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir