quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Hino Nacional das Abelhinhas

                

  Tá bom, confesso que já chorei ouvindo o refrão que o Brasil hoje canta: "tem sabor de mel, tem sabor de mel...", louvor que Damaris se consagrou no meio gospel, que hoje rende é muitaaaaaaa grana, então, essa música composta por Agailton Silva, tem estado nos lábios das irmãzinhas - afinadas e desafinadas - das igrejas pentecostais (pentecos-tais). Já que faz tanto sucesso, resolvi analisar com certo cuidado a letra deste hino. Escolhi 6 (seis) frases das quais estaremos ao decorrer do texto analisando...

  1. "O agir de Deus é lindo na vida de quem é fiel..."
    Vamos lá, te pergunto, seja sincero, Deus só age na vida de quem é fiel?  se for, estou perdido, e arrisco em dizer que todos estamos se acreditamos desta forma. Vamos até a nossa Bíblia, acredito que tenha uma por aí né? tira da página do Salmo 91, isso, estamos indo bem, agora desligue a TV (deixe o Totó de lado hoje vai, Passione passa de segunda a sábado), agora procure o livro de 2Timóteo capítulo 2 versículo 13 "Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo." Ufaaa, ainda bem, já pensou se fosse retribuitivo, se eu fizer ele faz, se eu não fizer ele não faz, se eu for bom ele é bom, se eu for mal ele é mal, não é assim que funciona. Pense comigo, você dá seu dízimo e suas ofertas porque pensa que assim, Deus lhe dará sete vezes mais, isso é barganha, não é assim o nosso relacionamento com Deus. Está escrito em Romanos 3versículo 10 "Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer."   Eu costumo dizer que, não merecemos nada, mas Ele resolveu nos dar. GRAÇA!!!

    2. "Eu nunca ví um escolhido sem resposta..."

     Não sou exegeta como meu Profº Anderson, mas tenho certas dúvidas em relação a tal palavra "escolhido" , me dá uma impressão de um certo acepcionismo, pois, está em João 3.16 "Deus amou o MUNDO de tal maneira..." entendo mundo aqui como humanidade, todos, sem excessão. Ainda quero enfatizar a palavra "escolhido" , faz um teste, pergunte em sua igreja assim, "Quem é escolhido aí levanta as mãos" , todo mundo vai levantar as mãos, e se você for em outras igrejas e fazer a mesma pergunta, a reação será a mesma. Em Romanos 2.11 está escrito: "Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas" e também está escrito em Atos 10.34 : "E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;" . Sintetizando, não sei ao certo a quem se refere tal palavra, talvez seja os que fazem parte do Reino, não sei.
      Agora quero analisar outra parte da frase que diz que o escolhido não fica sem resposta. Mais uma vez, acho que estou de fora desta classe, tenho tantas dúvidas, há tantas coisas que queria resposta, tantas circunstâncias da vida das quais nos deixam perplexos e tatiando sem saber o que fazer, pra onde ir, o que dizer... Muitos já se perguntaram, porque ele morreu, porque um cancêr na vida daquela mulher de oração, porque o filho do pastor está envolvido com drogas. É nessas horas que não temos respostas e pronunciamos com toda a nossa irresponsabilidade, e certos de que há uma resposta, falamos simplesmente que foi a vontade de Deus, ou que o Diabo entrou na nossa vida porque damos brechas. Nunca foi porque talvez não sabemos educar nossos filhos, ou porque não cuidamos de nossa saúde adequadamente, sempre que não temos respostas, jogamos na conta de Deus ou do Diabo, nos assemelhamos aos povos antigos, ou os judeus  (no Antigo Testamento), que quando não tinham resposta em relação a relâmpagos, diziam que Deus estava furioso, hoje não mudou muito, se acontece um Tsunâmi, "O FIM DOS TEMPOS ESTÁ CHEGANDO", e há uma explicação científica para isso hoje, se jogamos na conta de Deus, o chamamos de assassino, pois não acredito que seja de sua vontade - "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal..." Jeremias 29.11.

    3. "Você é um escolhido e sua história não acaba aqui..."
    
       Na frase que analisamos anteriormente falava do escolhido sem resposta. Agora é o escolhido cuja história não acaba. Quem ouve logo pensa, “sou escolhido e minha história não acabará tão cedo”. 
      Tenho certeza que você já ouviu um famoso e muito frequente chavão usado por pregadores da atualidade que diz: “Quem tem promessa não morre”. Agora vamos até a nossa Bíblia, na epístola escrita aos Hebreus, capítulo 11 e versículo 13 está escrito: “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra”. E ainda no mesmo capítulo, no versículo 39 diz: “E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa”. Então me pergunto de onde vêm essas falácias citadas pelos pregadores de nossa atualidade?
      Olhando para a frase analisada penso em Jesus, seu ministério começa aos trinta anos de idade e termina assassinado aos trinta e três, aquele que disse que venceu teve apenas três anos de ministério. Agora porque gostamos de citar frases que tenta nos transformar em super – crentes, imortais, exclusivos, temos que nos lembrar que Jesus morreu, foi ele quem disse “Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor” Mateus 10.24. Ele sofreu, padeceu, foi humilhado, escarnecido, cuspido, esbofeteado, foi expulso de lugares, chamado de chefe dos demônios, era pobre, foi assassinado numa cruz. E nós queremos ser isentos de tudo isso, achamos que vida vitoriosa é luxos e requintes, vivendo uma vida sem intempéries, olhando pra Jesus, não vejo nada disso.

 “Você é um escolhido e sua história não acaba aqui.”

Será?


   
4. “Quem te vê há de falar, ele é mesmo escolhido...”

 Olha ele aí novamente, se não fosse tanto mel na música, tenho certeza que seu nome seria “ESCOLHIDO”. Já esta ficando um tanto quanto egocêntrico.
    Como identificar um “escolhido”? É uma característica física? É o modo de falar? Seria o modo de se vestir?
   
Se você souber, me explica, por favor.

Ei? Olha aí um escolhido... Como seria isso?
Seria o tipo de pessoa que dá tudo certo pra ela?

5. "Vão dizer que você nasceu pra vencer, que sabiam por que você tinha mesmo cara de vencedor"...

Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs... Desculpe, não pude me conter.
Vamos lá, "Vão dizer que você nasceu pra vencer..."
   Percebo que esta análise está ficando redundante, nós choramos, ficamos doentes, perdemos entes queridos, roubam nosso carro, somos demitidos, enfim, nesta vida nós perdemos e ganhamos, esse negócio de que nós só vamos vencer é ilusão.
   Como será a "cara de vecedor"?
Assim?                                                             

ou assim?

Como eu citei, está ficando redundante.


        6. "Quem te viu na prova e não te ajudou, quando ver você na benção vão se arrepender, vão estar entre a plateia e você no palco, vão olhar e ver Jesus brilhando em você, quem sabe no seu pensamento você irá dizer: meu Deus, como vale a pena agente ser fiel"...


       

    Estamos na reta final da reflexão proposta. Agora vamos analisar a última frase da música, muitos gostam da situação em que damos a volta por cima e que refletores estejam sobre nós, pra que todos possam ver o que temos, o que conquistamos, quem hoje nos tornamos e por aí vai, o problema não é "vencer na vida", mas é mostrar tudo isso para contar vantagens, para jogar na cara de quem um dia não me ajudou, pra mostrar que sou alto - suficiente, é por aí que nos perdemos, achamos que a nossa história tem que ser igual ao da novela das "oito".
   
     Certo dia ouvi uma música - se é que assim pode ser chamada aquela coisa - a letra dela era mais ou menos assim: "os invejosos verão o meu carro novo, os vizinhos subirão nos muros pra ver a minha bênção"...  enquanto a "música" tocava, os apresentadores da rádio gritavam glórias e aleluias misturadas com "línguas estranhíssimas", chamei o Adriano (um grande amigo e irmão) para ouvir aquilo, eu tinha que ter uma testemunha, ninguém acreditaria, eu acho. Mas não para por aí, há um pregador pentecostal da atualidade que tem em uma de suas mensagens um testemunho um tanto estranho, ele conta - vou sintetizar - que ao lado de seu comércio havia um homem que tinha acabado de comprar um carro novo, importado, e foi até seu comércio lhe chamar para mostrar-lhe algo, o pregador curioso corre, vai até um estacionamento e se depara com um "carrão", intrigado (com inveja na verdade) foi orar e reivindicar seu direito como filho de Deus, resumindo, o cara faliu, entregou o carro para financeira, ou coisa parecida. Uns dias depois a mesma cena se repete, só que  agora do lado inverso, o pregador vai até o comércio de seu "oponente" e diz: corre, vem vêr algo, corre!, quando chegam ao estacionamento ele mostra o "carrão" novo que o papai do céu havia lhe dado, talvez com a cara do "Kiko"(personagem do seriado Chaves) quando mostra seu brinquedo novo ao menino pobre, o Chaves.
  
      Acho totalmente um discurso distante do qual Jesus ensinou e viveu, mas os crentes que ouviam o pregador entravam em êxtase ao ouvir tal discurso. Me pergunto, será que analisamos e comparamos com Cristo o que cantamos e ouvimos, eu acho que na maioria da vezes NÃO.

    Palco, platéia, brilhando, são palavras contidas neste trecho da música que estamos analisando, gostamos de tudo isso. Olhe a vida de Jesus, não teve nada disso, e não foi isso que ele nos ensinou buscar.

   Agora voltamos naquilo, eu conquistei, foi mérito meu, eu merecí. "meu Deus, como vale a pena ser fiel", então eu digo, o que tenho é porque fui fiel, sou abençoado porque fui fiel, e por aí vai. Sou incorporado por Zagalo e digo de cabeça erguida: " Vocês vão ter que me engolir". Quem não me ajudou vai se arrepender, vai me ver bem de vida, na boa, afinal de contas sou FIEL, isso nos passa uma idéia de "vingança", agora eu esfrego na tua cara como eu fui fiel e Deus me deu a minha "Bença".

  Aqui termino minha reflexão, espero que nos alerte a prestar atenção no que ouvimos e cantamos, certa feita ouvi que o momento em que somos mais hipócritas é o momento em que estamos cantando, precisamos mudar isso, como profeta, não estou aqui para agradar, mas como diz meu companheiro de seminário, Keiker, devemos ser VOZ DE DENÚNCIA.

Ufa! agora sim desabafei.

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm jah chorei com esse hino Ro.. rs..

    Mas é engraçado, porque o hino é uma sucessao de frases sem sentido.

    TEM SABOR DE MEL, TEM SABOR DE MEL A MINHA VOTORIA HOJE TEM SABOR DE MEL...

    As outras tinham que sabor? Melancia...chocolate... abacaxi...? rsrs... Ou não tinham sabores?

    Mas estou aguardando anciosa suas 6 frases rs...

    Beijinhos Ro.

    ResponderExcluir
  3. rsrsrsrs..... olha só, e o pior é que nem vou incluir o "sabor de mel" nas frases, isso até passa... mas o "melô da abelhinha" será destruído...kkkkkkkkkk..... esse é o hina nacional das abelhas....sabor de mel, sabor de mel....rsrsrsrs
    bju thalyta....

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    ae Rodrigão
    salve salve!!!!!!!!!!!

    mto bom hein, destituindo as tradições neo-pentecostais!!!!!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    gostei mto dos artigos

    parabéns

    ResponderExcluir
  5. não só neo-pentecostais, mas quase todas protestantes....
    valew Rodrigãooo
    my brother

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo, gostei da proposta de analisar uma música. Eu sou compositor e formado em música lembra, e tempos atrás fiz uma análise apocalíptica de uma música do Lulu Santos. Você me inspirou a resumi-la e postá-la também, mas antes vou fazer a análise de algumas imagens.

    A fé não se expressa só por livros, e é legal ver como as pessoas creem e revelam suas crenças por outros meios.

    Mas eu confesso que não conheço a música. Só ouvi meu cunhado cantando esse refrão horrível, e a voz dele não me deixou curioso.

    ResponderExcluir
  7. Hey
    estou aquii ajudando.
    visita o meu tbm.!

    ResponderExcluir
  8. oiii...brigadoooo... sei que você gosta de ler, então, conto com seus comentários e visitas....
    bju.

    ResponderExcluir
  9. Carambaaa ja cantei esse hinoo Varias vezes .. Inclusive uma vez na sua Igreja kkkkkkk

    Nuncaaaaa mais.... rsrs sai foraa!

    mt Bomm Rodigoo rs

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkk....mas é assim mesmo.... as vezes não percebemos algumas coisas, se analisarmos, vamos achar um monte de erros....
    valew por comentar... bju
    A paz!

    Só desabafando.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. é vdd... rsrs

    Adooooooooreiiii Menino ! kk

    Parabens Bjim fica na Paz! =)

    ResponderExcluir
  13. Grande Rodrigo!

    Ficou muito bom texto, só não deixa nossas irmãzinhas ler essa postagem! rs

    Você citou um exemplo de um "invejoso" que é a realidade de muito cristão por aí (dizem ser cristão). Isso pra mim é uma cara de pau, mas aqueles PAU bemmm seco mesmo sabe, cheio de cupim kkkk, Os camaradas usam o pulpito para dizer que Deus tirou de alguem pra dar pra ele rs.

    Esses dias entrei num debate feio, estavámos em 5 pessoas, o camarada inventa de falar que estava devendo para o banco e "Jesuis" foi lá e pagou a conta e hoje ele não deve mais nada não. E o pior ele cantou o refrão: "A minha vitoria hoje tem sabor de mel" rs. Ai eu falei, irmão tem alguma errada nessa sua benção. Que divida era essa que voce tinha no banco? Ele meio estranho responde: Ah "mocinha" eu fiz um emprestimo ai quando eu estava passando pelo vale, e nao consegui pagar! Meu nome sujou, e virou uma boa de neve! Mas para a Gloria de Deus, Deus foi lá e pagou minha conta!

    Eu disse: Eu acho que nao foi Deus nao viu irmão, deve ter sido o Diabo que está tirando o emprego de alguem lá do banco que fez algo errado e deu baixa na sua divida. Pra que fui falar isso rsrs...

    A Mocinha é crente mesmo? Não crer em Milagre não? ai começa o interrogatorio né. Que igreja tu vai menina? quem é teu Pastor? rsrs

    As coisas são tão ridiculas que se tornam engraçadas! Onde que Deus (justo) iria "pagar conta" de caloteiro só porque ele é cristão? E ai Deus seria injusto com o banco rsrsrs.. é cada uma que aparece.

    E ele continuou lá: MINHA VITORIA HOJE TEM SABOR DE MEL, TEM SABOR DE MEL... rsrs. Ainda teve a ousadia de dizer pra mim, que se eu tiver mais fé (porque a minha é muito pequena) Deus fará coisas maiores pra mim rs. Esse tipo de Injustiça está muito longe de Deus rs.

    Parabens pelo texto Rodrigo e como voce mesmo disse, se existe um momento que somos mais hipocritas esse momento é quando estamos cantando. Que possamos prestar bastante atenção no que ouvimos e cantamos. Tem neguinho ai fazendo chover, atravessando mar, recebendo vitoria do outro lado (que lado é esse?),até agua estao falando que Deus quer te dá. (irmao abre a torneira e beba agua), ligando para o céu, abrindo comportas,fazendo medição de irmãos e tantas outras coisas atraves da musica. Como diz o Rodrigo, é só um desabafo. hahaha


    Abs Rodrigo.

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkkkkkkkk....mto bommmm Thalyta....kkkkkk
    é verdade..... eu to aqui rindo muitooooo....
    bju
    obrigado por estar sempre por aqui...

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Nunca vi um escolhido sem resposta, srsrsrs e piada ne, e quando Jesus agonizando disse eloi eloi lama sabactani, onde estava Deus, Jesus o filho de Deus, mesmo não vendo Deus confiou a ele seu espirito.
    E querido Rodrigo essa musica ja deu o que falar, aqui na comunidade meu amigo Lio www.abertoparareformas.blogspot.com arrumou inimizades, mas essa musiquinha ai de mal gosto de cristianismo passa longe, tenho certeza que as religiões afros tem letras bem mais inspiradas, mas o que esperar de uma religião, so gera fieis inaptos a promoverem criticas e ate mesmo pensarem, religião igreja pentecostal não a espaço pro pensamento com algumas exeçoes, o que importa e sentir,chorar gritar pular dar voadora soltar pipa, pensar nunca, fé sem razão se trasnforma cidadão em fatatico, promove gente cada vez mais alienadas e neoroticas vive uma vida derrotada, mas não na mente dele ele esta tudo bem.

    ResponderExcluir
  17. VALEW KEIKER, OBRIGADO POR POSTAR SUA OPINIÃO, É MTO IMPORTANTE PRA MIM TER O APOIO DE TODOS VOCÊS.... DEUS CONTINUE ABENÇOANDO TODOS VOCÊS...

    ResponderExcluir
  18. Eu disse que não conheço a música antes, mas agora talvez eu ouça só pra rir junto com vocês.

    A cara de vencedor foi a melhor!

    ResponderExcluir
  19. kkkkk...
    ouve sim, você vai gostar rsrsrs
    é a cara de vencedor deu um certo toque de humor...
    uma brço prof..... é um prazer recebê-lo em meu blog

    ResponderExcluir
  20. Caro Rodrigo,

    Gostei de seu blog e o convido a visitar o meu: kiaukinux.blogspot.com
    infelizmente a gente tah num perrengue danado no orkut que não é digno de Michelle pedir pra parar........ mas tudo bem, opiniões contrárias fazem o mundo ir adiante, parece que defendemos causas semelhantes, com pontos de vista diferentes, mas o principal é discutir......

    ResponderExcluir
  21. Só não esqueçam-se que o trabalho de julgar pertence a Cristo (e somente uma unica vez Sl 75.2, Rm 2.3, 1Pe 4.17, Jo 16.8) não devem fazer coisas que consideram erradas, mas não podem colocar o caráter de uma pessoa em cheque. Quem nos mostra que coisas são certas ou erradas é o espirito santo quando buscamos as coisas espirituais( conforme afirma perfeitamente o apostolo Paulo) a instrução que devemos dar as pessoas não é julgando outras, mas incentivando-as a conhecerem a palavra de Deus e encherem-se do espirito santo que é quem vai guia-las para longe do pecado. (Jesus disse vos errais por não examinar as escrituras) a ajuda que devemos dar é ensinar as pessoas a buscarem a Deus por si só e deixar que o espirito santo que habita nelas as desviem dos caminhos pecaminosos.

    ResponderExcluir