domingo, 20 de fevereiro de 2011

ASSASSINADOS NA IGREJA - UM DESABAFO, OU SERIA UM GRITO DE DESESPERO?





      Em 2009 entrei no seminário teológico, mas antes disso, já estudava por conta própria. Hoje, é claro, depois de muitas crises, decepções, reformas e leituras, mudei minha forma de pensar no que diz respeito a vida, religião, cristianismo, igreja, teologia, Deus, pessoas...

   
     Muitos companheiros foram literalmente expulsos de suas igrejas, colocados em "bancos", vistos sob uma ótica preconceituosa de quem estuda teologia.
 
    Demorou, mas chegou a minha vez. Meu discurso mudou. Já não sou mais o mesmo. Uns aceitam, outros criticam, e ainda usam textos totalmente fora de seu contexto para denunciar a Teologia como: " A letra mata", mal sabem que Paulo se refere a Lei e não a quem estuda. Paulo em diversas vezes exorta em suas cartas para que a igreja cresce no conhecimento, busque o mesmo, se aplique e se municiem na "Palavra".

    Vejo na minha própria igreja, quando se fala em Estudo Bíblico não existe aceitação, não há um adulto na hora do ensino, mas quando se fala de oração eles comparecem, e quero deixar bem claro que não estou depreciando a oração, apenas digo que os dois tem suma importância e caminham juntos.
    Hoje ouço que sou Herege, fazem piadas dos artigos que publico em meu blog, me chamam de arrogante, de deturpador de mentes, que sou um "gelado espiritual", que não creio em milagres, bom, esses são os adjetivos que eu sei.

    Uns viram as costas quando eu prego, outras falam na minha ausencia, criticam meu ponto de vista, quando me sento no púlpito vejo o restante das cadeiras vazias ao meu redor, uns aproveitam os ensaios para fazerem piadas. Disse para um amigo que se me perguntassem o por que afirmo algumas coisas, diria com todo prazer, mas os "irmãos" preferem simplesmente discordar com o que é expressado, isso porque não digo tudo o que acredito.

    Indiretas no púlpito, e tudo mais o que foi dito aqui, essas e outras tem me afetado de uma forma que não imaginam, e agora tem afetado a outros também, pessoas que são compromissadas com o ministério estão feridas, desanimadas por não serem compreendidas. Uma boa parte dos que criticam são os que tem a Bíblia como acessório do domingo, outros que preferem reproduzir o que sempre aprenderam e não querem abrir mão de suas bagagens fundamentalistas, não querem repensar a fé, reformar, repintar, reavaliar conceitos. Minha opção foi contrária, foi de analizar e não apenas reproduzir o que o Silas Malafaia disse. Foi de usar a pessoas de Cristo como chave hermenêutica de interpretação bíblica. Foi de aceitar a graça de Deus, aceitar que sou pecador e não fiz nada, absolutamente nada para que Deus me amasse e que não há nda que eu possa fazer ou deixar de fazer, para que Ele deixe de me amar. Ele me amou primeiro.

   Eu disse: "Não vou mais na igreja"... "Perdi a vontade e a alegria de congregar  " .... "me cansei de fofocas, contendas" ...
  
   Um amigo me disse (Rodriguinho): "Quem nunca se sentou para aprender, não pode se levantar para ensinar"...

    E eu digo: "Mais vale alguém que adivinha de que alguém que estuda a "Palavra". Infelizmente isso é verdade, o que chama a atenção é a adivinhação na igreja e não o conhecimento da Bíblia.

   Muitos pensam que conhecer a Bíblia é decorar uns versículos, eu sou péssimo em matemática mas, se me passarem o gabarito de uma prova, eu decoro e tiro DEZ, mas vou continuar sem saber nada sobre tal matéria. Há muito a saber sobre a Bíblia, contexto, história, costumes, culturas, e muito mais...

   

20 comentários:

  1. Rodrigo esse desabafo é o grito de muitos, que estão preocupados com a verdadeira essência da Bíblia.
    Essa rejeição é muito clara, por motivo que as pessoas não querem pensar, estão cauterizadas engessadas por qualquer coisa de novo que se trás a luz.
    Não foi diferente com Jesus, quando trouxe o novo o diferente o perfeito mandamento o mataram ou seja não espere ser compreendido por todos, mais não desista de falar, fazer e gritar por esse novo pensamento.

    ResponderExcluir
  2. Fala Rodrigo, seu desabafo é muito bom, pelo menos você expressa ele com convicção, melhor do que dizer amém a todos os conceitos ditos pelo nosso sistema evangélico religioso hipócrita, que além de ser um discurso copiado dos americanos é também um discurso apenas teórico. Espero que você continue firme nesta caminhada, com certeza Jesus o Deus da graça está com você todos os dias de sua existência.
    Um abraço...
    Entre no meu blog - JESUS SEM FRONTEIRAS - ATRAVÉS DO GOOGLE - E DEIXE UM COMENTARIO NO TEXTO CRISTO PARA TODAS AS NAÇÕES, OU NO TEXTO CÉU NA TERRA. PROFWIILIANCARDOSO.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  3. oi rodrigo, estou passando para dizer-lhe não desista da sua chamada, mesmo que as pessoas não te compreenda e te julgue pela forma de você ver as coisas. continue a falar a verdade, continue buscado, porque não só eu como muitas outras pessoas acreditam em você.
    jesus também sofreu muitas perseguições, injurias, calunias por causa do seu discurso, mas ele vence todo o sistema mal.

    ResponderExcluir
  4. Quantas vezes a igreja me assassinou? Muitas vezes! Ainda assassina? Por diversas vezes !!!
    Como é um desabafo estarei no mesmo aspecto...
    Já ressurgir várias vezes! Já ressuscitei muito!
    E sei que ainda continuarei a voltar a viver!
    Continuarei morrendo e trazendo a mortificação de Cristo na minha vida, como o apóstolo Paulo diz aos Coríntios; " Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;"... Preciso vivenciar essa palavra, pois sei que através das minhas "mortes", a vida de Cristo se manifestará em mim.
    Quantas pessoas são assassinadas, e não conseguem ressuscitar após a morte? Quantos já foram baleados por várias vezes, e não tiveram forças mais para ressurgir? Entendo eu, que quem mata realmente é a igreja, e não o "Diabo"(Sabendo que diabo é uma palavra grega chamada diabolos, que significa adversário).
    Bom, infelizmente isso dificilmente mudará, pois quem tem mais "valor" para os fundamentalistas são aqueles que ficam fazendo adivinhações (sabendo que Deus não compartilha com previsões do futuro), profetizações, e assim por diante; do que aquele que estuda a palavra, com o intuito de ensinar aos cristãos que devemos prestar um CULTO RACIONAL a Deus.
    Não somos os donos da verdade, porém procuramos ser os cooperadores, para que essa verdade realmente seja libertadora, e não algo para oprimir e dar medo.
    Te amo meu irmão, e saiba que diante de tudo estou junto a ti. Como verdadeiros irmãos(duaz vezes...rsrs) vamos estar juntos, para rirmos juntos e chorarmos juntos, sabendo que o nosso propósito e combater o sistema, para que se cumpra a palavra de Cristo em nossas vidas; e que a nossa justiça se excede, seja maior, do que a dos fariseus.

    ResponderExcluir
  5. Oséias 4.6a " O meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento".
    Matam e são destruídos. Essa é a realidade da igreja de hoje. Muitos já estão mortos e não sabem. Outros são praticamente crucificados, mas conseguem ressusgir; outros não!
    A igreja era pra ser um recinto que proporcione vida, e não assassinato. Nesse exato momento, estou ressuscitando mais uma vez. Pois a graça de Deus fala mais alto, do que as calúnias levantadas, pois o amor de Deus nos alcança, e com isso somos tratados contra as balas dos atiradores terroristas.

    ResponderExcluir
  6. é bom saber,ouvir e sentir que não estou sozinho nessa... me lembro de Galileu, qndo faz a afirmação de que a terra é redonda, foi tido como um herege, "um absurdo", eles diziam... as pessoas não estão prontas para reformar. Não vejo mais a igreja como um lugar de união, tem pessoas que viram a cara pra vc como se vc fosse um lixo, isso me revolta, te olham indiferente, conheço pessoas que vivem contendendo na igreja, com um, com outro, faz dramas... isso ta longe de ser algo acadêmico, literalmente virou um desabafo... quase ví meu irmão sair da igreja... ainda bem Biel, que vc repensou e voltou atrás...

    É Claudio, vc deve saber do que eu estou falando, mas seu comentário me deu forças... Willian, é um prazer recebe-lo em meu blog, obrigado por seu comentário, espero compartilharmos idéias juntos...
    Thaís, obrigado... o problema não é tanto a aceitação, mas é a falsidade que alguns tem, e falta de humildade. A irmã Claudinha teve humildade, quando ela não entendeu algo no blog, ela pediu q eu explicasse para que ela pudesse entender melhor, mas outros, fazem piadas e distorcem o que eu falo, e tdo isso na minha ausencia. Ou então, falam de oração, como se eu não orasse. Me desculpe, não quero ser arrogante, mas estou a dois anos numa faculdade, ja estudava antes, e tdos os dias eu estudo, e alguns que perdem seu tempo assistindo seção da tarde, Casos de família, e outros, querem dizer que eu perdi a fé?... não aceito!

    Gabriel, valeu! vc sabe que pode contar comigo. Ainda bem que tenho você e mais alguns companheiros que abraçaram uma causa nobre, uma nova visão acerca do que é cristianismo, acho que "nova" não seria a palavra mais adequada, mas quem sabe, reavaliar, bom, tenho orgulho de quem vc se tornou, e tenho vc como o meu amigo, espero que a igreja não perca um dos mais dedicados e compromissados membro que há em seu seio... vc sabe que títulos e cargos não fazem nosso ego crescer, até pq Jesus se referiu a ele mesmo como SERVO... Vamos fazer o q temos q fazer e pronto, estamos cientes de nossa Fé, sabemos qal é o caminho, sabemos o q temos que fazer, vamos tomar nossa cruz, mas eu imploro, me ajuda, pois, estou prestes a largar a minha - acabei de perceber que na mesma hora em que tenho forças logo me vejo fraco - não quero me ver com o mesm sentimento que há no coração de alguns, estou lutando com "AQUELE QUE QUER ME TIRAR DO CAMINHO", não queo sentir raiva, rancor... mas hoje estou revoltado com uma coisa que deveria se chamar: IGREJA

    ResponderExcluir
  7. Olá Rodrigo, Faz tempo que não passo por aqui. Sempre me admirio com seus post's claros e totalmente desabafos!!!

    Eu também tenho levado nome da Filha desviada que aparece na igreja uma vez na vida outra na morte! Posso ter ideia do que voce esteja passando. Alguns meses atrás minha vontade foi gritar no meio do culto: Calem-se calem-se voces me deixam loucaaaa (kkkk). Vivemos um evangelho engessado, um evangelho compromissado nao com Deus mas com as Pessoas, e quando levamos um sermão sobre o amor de Deus levamos fama de que estamos qurendo cobrir o pecado de alguem. As pessoas nao entendem nada sobre a biblia sagrada, se alimentam como voce mesmo disse, desses pregadores famosos e fazem daquilo sua comunhao com Deus. Mas vou te dizer algo: Não se cale, nao guarde seu conhecimento pra voce mesmo. Pois a palavra de Deus jamais voltará vazia... Existem pessoas na sua igreja um pequeno grupo que tem se alimentado com o auxilio do seu conhecimento mediante a Biblia. Então Rodrigo que fique apenas Um para ouvir o seu sermão continue pregando!

    Forte abraço, em breve apareço por aí.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. thalyta... valewww mesmoooo.... vc sempre me dando uma força... vc tem razão em tdo o q disse.... obrigadoooooo
    bjo.... "tamu juntu"

    ResponderExcluir
  9. É moço vc deve saber o quanto me frustrei nesses dias! Vi um dos meus melhores amigos se levantar e sair da igreja. Por quê?Pq temos Hipocrisia na igreja!!!
    Viram as costas pq vc prega, sobe uma pessoa q nem abre a bíblia direito e jah começa a "glorificar", não sei q deus porém está glorificando.
    Digo hoje posso ver q os sonhos estão sendo apagados por essa constituição religiosa.
    Porém não foi diferente com os dicipulos eles acharam que com a morte de Jesus tudo tinha sido em vão. O sonho de estar mais perto de Deus foi se apagando pois passaram-se dois dias e viram q ja não tinham mais o q fazer pois o Cristo Morreu. E agora? Creio q fizeram essa pergunta.
    Está acontecendo comigo pois as noites da vida estão sendo longas e ja não as suporto mais.

    Kara Jesus ressucitou, a esperança dos dicipulos volta eles agora podem viver sem medo. Rodrigo hoje podemos viver e pregar a verdade sabendo q ainda,q aos puco, estão nos matando(metafora) Deus toma partido dos oprimidos, sofredoresm, marginalizados.
    Se continuo hoje nessa caminhada Rodrigo é por vc e meus amigos q jamis abandonarei. ainda q estejamos por um fio esse fio sendo Deus nunca vai se arrebentar...
    Te amo como um amigo mais chegado q irmão conta comigo!!!


    (MEU DESABAFO).

    ResponderExcluir
  10. Fala profeta, deixa Deus te usar. Este grito está na minha garganta à algum tempo, pois não faz muito tempo fui expulso da igreja por pensar diferente. Más, aí é que está o gostoso, pois todos que nos criticam é por pura inveja, são um bando de mentirosos, hipócritas, preguiçosos, comprometidos com seu umbigo e não o reino de Deus, acostumados a papagaiar as piadas que são proferidas nos púlpitos, principalmente pelos profetas, ou melhor, patetas televisivos. Fica em paz, pois o verdadeiro profeta pregava contra o mais sagrado para os judeus que era o templo e o sacerdote, por isso cova, cisterna, masmorra, chicote, decapitação. Algo familiar para você? É isso aí fica com Deus te amo em Cristo, abraços. CHÁRÁBÁKÁIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII.

    ResponderExcluir
  11. Oi Rodrigo! Li seu texto de maneira positiva, sabendo que você está passando por crises, mas certo de que elas apareceram porque você cresceu. Você aprendeu a pensar por conta própria, está se libertando, um processo que nós atravessamos ao longo da vida. Então, isso é bom.

    Para diminuir sua tristeza, eu quero lhe dar um conselho: Nossa dor diante das críticas e rejeições está diretamente ligada à nossa expectativa de ministério na igreja. Isto é, se você esperava ser pastor naquela igreja, se queria viver da obra com ajuda da igreja, as críticas doem mais porque são sinais de que estes planos estão caindo por terra. Porém, aquele templo e aquele púlpito não são o mundo, e é no mundo que vamos viver o evangelho da libertade, não dentro de quatro paredes.

    Comece a pensar na vida fora da igreja. Pense em trabalhar fora dela, em pregar fora dela, em sonhar fora dela. Mas continue indo à igreja o quanto puder, mesmo que fique calado. Porque se você, um dos poucos pensadores que é capaz de ensinar o povo a viver a liberdade que a verdade nos dá, deixá-la, que chances de mudanças restarão para aqueles pequeninos?

    Ah, e não deixe de estudar, para não deixar de ensinar. Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado professor, suas palavras sempre são relevantes neste blog. Bem, cada culto que consigo ir, pra mim é uma vitória, ja estou me calando, as coisas estão tomando um rumo que não se deveria tomar, muitos ja sobem no pupito para jogar indiretas, e elaboram pregações para alfinetar, só que não percebem que ao fazerem tal coisa, violam a Máxima e suprema "lei" do evangelho que é o amor.

    Suas palavras me confortaram muito...

    obrigado por sua constante presença e insentivo no meu blog..
    um abrço

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Oieee.. Belezinha? rs
    Oww Rodrigo, seio bem o que se passa.
    Infelizmente as pessoas estão mais preocupadas com três coisas:
    Poder, POder e poder!
    Confundem graça com adivinhação. rs
    sabe como é né?- chega um tal profeta que o pastor só falta comprar um tapete de noiva para recebê-lo..
    O camarada pega o microfone, fala seu RG,CPF, e se duvidar o numero do seu telefone ou da sua casa rsrs
    Prontooo. a Igreja está cheia de Poder.
    Mais vem cá, isso é Deus ou um bruxo?.
    Chega no final do culto, as pessoas que não foram reveladas rs vão atrás do bruxo, rsrs desculpe (profeta). e Pedem uma oração, ja pra ver se ele advinha alguma coisa.
    E é isso.. Nossas igrejas estão tomadas por pessoas que nao querem saber de conhecimento. ele quer apenas poder poder poder.
    Daqui a pouco a pessoa até voa em uma vassoura de tanto poder. kkkkk
    Mais não desanima não, infelizmente o povo só esta dentro quando se trata da famosa profecia, conhecimento que é bom nada.
    Estou fugindo de certos profetas, esse negocio de EIS QUE EU TE DIGO! Kkk to fora..
    Mais continue pregando.. Nao adianta a Graça, se é que tem, sem o conhecimento.
    vc entende. As pessoas precisam do seu conhecimento.. e deixe os que andam atras de profecia, sair na hora de sua pregação. Um dia faz falta esse conhecimento ai.

    Um ABraçoo Roo... Bjao que Deus abençoe.

    Ass: Thatyane Felix.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom saber que vc, tão nova e já questionando algumas coisas - isso é coisa de PROFETA - que acontecem em nossas igrejas, saiba que muita frustração vc enontrará, rs...

    Continue pensando, não tenha medo, coloque sempre Jesus na frente de suas leituras, leia, estude, questione, mude...

    bjo...
    valewww

    ResponderExcluir
  16. É isso, estudar e aprender é o melhor caminho..

    Ja passei por uma certa fase que sempre pensa da seguinte maneira: O MAR SE ABRIU E PRONTO.DEUS MATA E PRONTO.JÓ EXISTIU E PRONTO.HAVERÁ O ARREBATAMENTO E PRONTO.

    não não, quero mais, muito mais.

    Quero entender o porque houve aquilo, o porque existiu aquilo, será mesmo se existiu?.

    e não se contentar apenas pensando de que são misterios e pronto. quero saber o que me leva a isso.

    Facull Teologia, ai vamos nós ! kkkk


    Bjão um ABraço.

    Thatyane Felix.

    ResponderExcluir
  17. se prepare para as pedradas, insultos, indiretas ridículas de pessoas que só tem versiculos decorados.... mas, bem vinda ao clube...rs

    ResponderExcluir
  18. haaaaa, ja me preparei, só em ver vc o Rodriguinhoo ja tiro uma base. rsrs

    Mais vamos Lá.. rsrs

    Bjones!

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir