sábado, 13 de novembro de 2010

PARTE 2


2 - "Caneta de glória papel de mistério"
Trecho da musica que tem por nome "Escrevendo vitória".

            Não preciso dizer nada né?! Alguém pode me explicar o que significa isso?

 Vou tentar!
        
          Seria mais ou menos assim:

 Deus queria assinar uns documentos, quando se deu conta, opssss, cadê minha caneta?
Saíram alguns relâmpagos do trono, e um Serafim veio rapidamente até seu trono preocupado (afinal de contas ELE MATA) em que posso lhe ajudar Senhor criador? Deus diz a ele para que vá rapidamente na papelaria de Miguel Arcanjo e providencie uma ....... CANETA DE GLÓRIA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... e aproveita e me traz um maço de ....de.... adivinha o que? ... PAPEL DE MISTÉRIO.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Perdoem minha ironia...
Se alguém conseguir uma explicação mais criativa do que a minha, me mande por favor!

Só descontraindo!





3 - "Ele tem chave de madeira que abre portas de aguas".
Esse é um trcho da música intitulada "Isso é coisa pra Deus".

         Não procurei tal termo na bíblia, não sei de onde procede. Mais uma vez com ironia, quero propôr uma breve hipótese:

    Seria Gepetto (papai de pinocchio), fazendo um "Bico" para Poseidon (deus supremo do mar), vou explicar, tipo, uma porta de água, chave de madeira, entendeu? rsrsrrs.... na verdade foi sem graça, mas, foi o que minha imaginação pode conceber.



Só descontraindo!

     

44 comentários:

  1. FAÇO UM ARTIGO PEDINDO DESCULPAS A TODOS QUE SE SENTIREM OFENDIDOS COM UM CONDIÇÃO:

    QUE ALGUEM ME EXPLIQUE ESSA FRASE....KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    SÓ DESCONTRAINDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI MEU CARO REDATOR E TEÓLOGO DO EVANGELHO MALTRAPILHO,QUERIA TE DIZER QUE AS VEZES A SOBERBA DESTRÓI O HOMEM,PRA VC QUE É UMA PESSOA TAO ESTUDADA DEVERIA PRIMEIRAMENTE PEDIR A DEUS SABEDORIA DAI PODERIA FALAR E CRITICAR SE ASSIM FOSSE POSSIVEL A BÍBLIA,HOJE ESCURANDO ESTE HINO ISTO E COISA PRA DEUS O QUAL VC FEZ UMA PIADINHA ME PERGUNTEI TAMBÉM SOBRE ESTA QUESTÃO E RESOLVI PROCURAR, LENDO LÁ EM ÊXODO 14-16 VI OU ENTENDI MELHOR QUE ESTA CHAVE DE MADEIRA QUE ABRE PORTAS DE ÁGUAS SE TRATA DO CAJADO QUE DEUS DEU A MOISÉS PARA LIBERTAR SEU POVO DO EGITO SERIA ENTÃO ASSIM, O CAJADO SERA A CHAVE E AS PORTAS DE ÁGUAS O MAR VERMELHO,O AUTOR DA MUSICA USOU O SENTIDO CONOTATIVO DA PALAVRAS CHAVE DE MADEIRA E PORTAS DE ÁGUAS,MAS PRA QUEM TEM TEOLOGIA COMO VC NÃO ENTENDERIA MESMO PQ VC SÓ SE BASEIAM NO QUE ESTA ESCRITO NÃO QUE O ESPIRITO SANTO DE DEUS REVELA ,POR ISSO NÃO ENTENDEU,BJU A VC, E SE QUIZER APAGAR ESTE MEU COMENTÁRIO FIQUE A VONTADE,MAS TEREI A CERTEZA QUE VC LEU E VAI PENSAR MELHOR ANTES DE CRITICAR ALGO,BJUS DE UMA SERVA DE DEUS QUE NÃO TEM TEOLOGIA!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, sobre a frase ´´Deus não mata!``:

    Aqui alguns exemplos:

    Ex. 1 - Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do SENHOR, por isso o SENHOR o matou. (Gênesis 38:7)

    Ex. 2 - E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.(Gênesis 19:26)

    Ex. 3 - E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou. (Gênesis 38:10)

    Ex. 4 - E disse-lhes: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés; e caíram do povo aquele dia uns três mil homens.(Êxodo 32:27,28)

    Ex. 5 - Morte por blasfemar. (Levítico 24:10-23)

    Ex. 6 - Morte por recolher lenha no sábado. (Números 15:32-36)

    E você sabe disso.

    ResponderExcluir
  4. E tem muitos outros exemplos sobre como Deus, realmente mata.

    Mas agora vamos à composição. Tendo em mente que o papel do poeta é de reinventar as palavras, leia a frase :

    ´´Caneta de Glória, papel de mistério``

    Que trocadilho bem-bolado!

    A Vida é um mistério, explicá-la é de fato uma tarefa demasiada complicada. Daí a possível procedência do uso de palavras prosaicas para descorrer de assuntos mais elevados.

    É comum encontrar citações onde definem a experiência da Vida como: ´´a Vida é uma Jornada`` , ´´é um Caminho``, ´´é um devir, um eterno vir-a-ser ( Friedrich Nietzsche ), ´´Viver é desenhar sem borracha ( Millôr Fernandes), e por aí vai...

    Já esse compositor, partindo do mesmo princípio, afirmou a vida ser um livro ( o que náo é algo original, mas não por isso deixa de ser bonito). A cada dia escrevemos um capítulo, no romance de nossa Existência.

    E simbolicamente, afirma que será escrito com caneta de Glória, ´´ as palavras que estão no livro da minha Existência, serão redigidas com a caneta da minha notoriedade adquirida por mérito``, é isso o que o autor diz nessa primeira parte.

    ´´E que registre-se a minha bem-aventurança no papel (note os dois sentidos dessa palavra) do que é impenetrável à razão humana``, conclui.

    Afirmo que não conheço essa música, acabei de pesquisar movido pela curiosidade ao ver seu escárnio com a composição. Então senti a vontade de escrever não em defesa da canção, mas em defesa de que:
    ´´Pode existir inteligência além da minha percepção`` (Leandro Karnal)

    ResponderExcluir
  5. Gostaria primeiramente de agradecer sua opinião, embora tenha usado um perfil "anônimo", vou tentar explicar os textos que usou para defender uma tese da qual argumenta que Deus é um assassino. Bom, primeiramente, há povos que acreditam em vários deuses (politeísmo), talvez, esse assassino seja um deles.
    Jesus é a chave hermenêutica de toda a Bíblia, "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" (Jo5.39), sabemos que há muita simbologia na bíblia, logo, não podemos ver todos os textos de forma literal, creio que se assim fosse, teríamos que arrancar nossos olhos, bater cabeças de crinças em pedras, apedrejar até a morte, reprimir mulheres, etc...
    Jesus é a revelação de Deus, é Deus encarnado, é o Emanuel (Deus conosco), veio trazer vida, Ele mesmo deu sua vida.
    O pentateuco foi escrito por um grupo chamado "grupo sacerdotal", num período chamado pós-exílico, e não escrito por Moisés como diz a tradição.
    Um dos textos que vc colocou como argumentação: Ex. 4 - E disse-lhes: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés; e caíram do povo aquele dia uns três mil homens.(Êxodo 32:27,28)

    Deus havia acabado de dar os mandamentos a Moisés (apesar de acreditar que foi uma compilação do código de Hamurabi - Foi o primeiro grande organizador que consolidou o seu império sobre normas regulares de administração. Tornou-se famoso por ter mandado compilar o mais antigo código de leis escritas, conhecido como Código de Hamurabi no qual consolidou uma legislação pré-existente, transcrevendo-a numa estela de diorito em três alfabetos distintos), bom, Moisés desce do monte e contempla o povo adorando um bezerro, e o que Moisés faz: Manda matar em nome de DEus!, mas calma aí, o mesmo Deus que havia acabado de lhe fornecer um mandamento para que não matasse, agora o mesmo manda matar? Não seria uma contradição?
    outro texto que usou como argumentação: Ex. 3 - E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou. (Gênesis 38:10)

    Então Deus mudou, todos os dias fazemos o que é mal aos olhos Dele, eu ainda estou vivo, e você?
    Ele não paga o mal com o mal, Ele é Deus e não um vingador."Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo" (2Tm 2.13)

    mais um texto que você usou: Ex. 6 - Morte por recolher lenha no sábado. (Números 15:32-36)

    Jesus aboliu o sábado! DEus manda matar por que recolheu lenha no sábado???? leia o novo testamento!
    Uma coisa importante é saber que são leis judaicas para um povo de centenas de séculos atrás.
    Agora pergunto: Porque Deus então não mata os assassinos, estupradores, pedófilos, feiticeiros, etc...????? Tem que matar alguem que recolheu lenha no sábado porque é contra a lei judaica. A lei é para a vida e não a vida para a lei.
    Meu desejo não é que Deus mate esse tipo de pessoas, foi só para argumentar.

    Só desabafando

    ResponderExcluir
  6. Em relação a explicação da frase "caneta de glória papel de mistério"... gostei do ponto de vista!

    coloquei tal frase, pois, muitos no meio pentecostal adoram frases sem sentido e glorificam a Deus sem nem mesmo saber de que se trata, por exemplo: "Quem tem promessa não morre"

    ResponderExcluir
  7. Oi Rodrigo! Essa história sobre Deus matar ou não é complicada. Não vamos chegar a nenhum acordo.

    Na Bíblia, há um Deus de amor, que perdoa, que sempre dá outra chance, que prefere morrer voluntariamente ao invés de matar pecadores merecedores da sentença. Por outro lado há o Deus violento, sanguinário, que não dá a mínima nem para a vida dos animais nem das pessoas que não estejam entre os "escolhidos". Assim, meu conselho é para que não procuremos definir quem é Deus, nem mesmo a partir da Bíblia. Geralmente a violência humana acaba sendo culpa de Deus na Bíblia, ou Deus mata para que ninguém faça isso com as próprias mãos, como no caso do Ananias e Safira.

    O Criador não pode ser explicado com livros, sermões ou teologias, ele é maior. As pessoas criam suas imagens de Deus, partindo de idéias, experiências ou seja o que for, mas nenhuma das definições humanas pode dizer quem ele é.

    Eu prefiro crer num Deus que abomina a violência, que pode até tirar a vida de alguém, mas que é contra qualquer coisa desse tipo entre os humanos. Mas isso é uma escolha pessoal e de fé, pois creio que ninguém conhece a Deus.

    ResponderExcluir
  8. Grande Rodrigón, fazia tempo que não aparecia por aqui. Muito legal esses comentários acerca da morte e da música. Esta última gostaria de levantar uma questão para você, no próximo post falar acerca da hipocrisia pulpital (um exemplo de música: a igreja tremeu!). Creio que já entendeu o recado. Acho que seria interessante para todos discutirem a respeito de a igreja estar se transformando em casa de shows, em comércio e milhares de tantas outras coisas em vez de manter a fidelidade ao evangelho, como podemos ver as antigas igrejas citadas por João em Apocalipse, por Filipenses, de Paulo. Enfim...

    Gostei de suas colocações, espero que continue com esse belo trabalho de mostrar o que realmente os textos bíblicos demonstram.

    Abçs

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Vamos lá....
    Creio num Deus de AMOR e não de MORTE.
    Usarei até mesmo passagem do Antigo Testamento.

    Os 10.12 p.A : "Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia."
    Haaaaaa..... ao invés de misericórdia, num é sentença de morte??
    ué... acho que me enganei né?!?!
    Poxa como não podemos crer num Deus que somente dá a VIDA; e chegarmos num ponto de questionar que o nosso Deus MATA.
    "Bora", vamos parar de palhaçada..... num sou nenhum teólogo, nenhum grande biblista, mas posso concluir e ver um Deus de AMOR... pois imagine se por nossas falhas... será que nós não tínhamos sido mortos??
    A justiça de Deus não é igual a nossa. Nós vamos trocar uma nota de 50 reais com uma outra pessoa, ela nos dá duas notas de 20 e outra de 10, isso pra nós é justo.
    Se fosse uma teoria de "Tomalá-dá-cá", nós seríamos fuminados por um deus que não perdoa, e nem dá graça, ou muito menos misericórdia!

    OS FRUTOS DA JUSTIÇA DE DEUS SÃO: PAZ ( TG 3.18), GRAÇA (RM 5.21), MISERICÓRDIA (OS 10.12p.A), AMOR E FIDELIDADE (SL 89.14), VIDA (PV 11.19p.A).
    Ha já ia me esquecendo....
    EZ 18.32: " Porque não tomo prazer na morte do que morre, diz o Senhor Jeová; convertei-vos, pois, e vivei."
    VIVEI !!! Viver a vida com abundância a qual o nosso Senhor Jesus nos concedeu.
    Obrigado Senhor por isso, pois vejo que quando reconhecemos a cada dia as nossas falhas, podemos concluir que, a todo o momento somos totalmente dependentes de ti, que nada somos sem a tua graça, teu amor, e tua misericórdia.

    Abraços..... que Deus continue te dando uma visão de um verdadeiro cristianismo, que AMA e não DESTRÓI.
    O estudo da palavra sempre é interessante, pois "Conhecereis a VERDADE, e ela vos libertará! (JO 8.32)
    Estamos sempre aí juntos. Para combatermos o bom combate.
    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  11. agora em relação a frase "caneta de glória papel de mistério", foi postado um comentario da pessoa intitulada por "PESSOA", frases de filósofos, uma bela explicação de tal frase, mas ele mesmo a deu sentido, agora imagina na minha igreja, onde se tiver duas pessoas com ensino superior já é muito - sem desmerecer ninguém - igreja de periferia, pessoas simples, enfim, interpretar uma frase com sitações filosóficas, argumentações complexas... sei que há a liberdade poética, mas essa frase não edifica nada, pentecostal gosta de frases que tem as palavras "FOGO", "BRASA", "GLÓRIA", "PENTECOSTE", "LABAREDA"....

    ResponderExcluir
  12. a respeito de Deus matar ou não:

    ..."E então, que diremos?Acaso Deus é injusto?De maneira nenhuma!Pois ele diz a Moisés:"Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão"
    Portanto, isso não depende do desejo ou esforço humano, mas da misericórdia de Deus.Pois a Escritura diz a faraó: "Eu o levantei exatamente com este próposito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra." Porquanto Deus tem misericórdia de quem Ele quer, e endurece a quem Ele quer.
    Mas algum de vocês me dirá:"Então, por que Deus ainda nos culpa?Pois quem resiste a sua vontade?Mas quem é você o homem, para questionar a Deus?"Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que formou:"Porque me fizeste assim?"O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desenroso?Rm. 9 14-21
    E trazendo para o contexto da polêmica, o oleiro também não pode destruir o vaso que criou, isso faz dele um assassino?

    ResponderExcluir
  13. é o proprio vaso que se desfaz nas mãos do oleiro, ele não joga fora o q se desfez, mas do mesmo barro o faz novamente.

    ResponderExcluir
  14. Sem depender de investigações, ele destrói os poderosos e coloca outros em seu lugar.Visto que ele repara nos atos que eles praticam, derruba-os e eles são esmagados. Jó 34.25

    ResponderExcluir
  15. Contra fatos não há argumentos, e a bíblia é pra mim um fato!
    Que Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  16. Não podemos criar textos fora do contexto....
    o vaso como foi dito pelo Anderson: " é o proprio vaso que se desfaz nas mãos do oleiro, ele não joga fora o q se desfez, mas do mesmo barro o faz novamente". Ou seja, nós mesmo que caímos num grande erro de crermos em um Deus que MATA. Respeito a fé de todos. Porém temos que usar Jesus como a chave hermenêutica da bíblia, para que possamos realmente entender o que ela quer passar, e o q podemos transfigurar para os nossos dias.
    Uma observação: JÓ É UM LIVRO POÉTICO, COM EXPRESSÕES POÉTICAS, OU SEJA, IMAGINEM SÓ; DEUS SUPOSTAMENTE PERMITIRIA QUE JÓ PERDESSE TUDO O QUE TINHA, INCLUINDO OS SEUS FILHOS, SOMENTE PARA QUE DEUS MOSTRASSE PARA O NOSSO INIMIGO QUE ELE ERA DEUS SOBRE A VIDA DE JÓ? DEUS PERMITIRIA QUE SEUS FILHOS MORRESSEM, MAS QUE AO FINAL DE TODO AQUELE PROCESSO, RESTITUIRIA A JÓ COM FILHOS MAIS BELOS E MAIS SÁBIOS? (UÉ?? SERÁ QUE O NOSSO DEUS PRECISA MOSTRAR PARA O INIMIGO DAS NOSSAS ALMAS QUE ELE É REALMENTE O NOSSO DEUS? NOSSA PARECE ATÉ QUE O NOSSO INIMIGO ESTÁ ACIMA DE DEUS? O INIMIGO CHEGA LÁ CHEIO DE BANCA E PROPÕEM ALGO PARA DEUS, AÍ DEUS COMO TEM QUE MOSTRAR QUE ELE É REALMENTE DEUS, PERMITI QUE O INIMIGO ROUBE TUDO DO SEU SERVO, SÓ PARA O INIMIGO VER QUE JÓ ERA FIEL COM ELE?? AONDE ENTRA AÍ OS FRUTOS DA JUSTIÇA DE DEUS: PAZ ( TG 3.18), GRAÇA (RM 5.21), MISERICÓRDIA (OS 10.12p.A), AMOR E FIDELIDADE (SL 89.14), VIDA (PV 11.19p.A)? SÓ DESABAFANDO !! ) ORA ME DIGA, QUAL FILHO SUBSTITUI O OUTRO? EU NÃO SOU PAI, PORÉM SOU FILHO, MEUS PAIS SEMPRE QUEREM O MELHOR PARA MIM. IMAGINA-SE O NOSSO DEUS QUE É RICO EM MISERICÓRDIA?

    Outra coisinha: A BÍBLIA É UM FATO, PORÉM NEM TUDO É LITERAL, TEMOS MUITA SIMBOLOGIA; TEMOS QUE TOMAR UM GRANDE CUIDADO PARA NÃO CRIARMOS DOUTRINHAS FALSAS (COMO JÁ TEM MUITAS NO MEIO DO CRISTIANISMO), POIS QUEM MATA NÃO É DEUS, MAS SIM A LETRA, A QUAL APONTA SOMENTE OS PECADOS DAS PESSOAS. PORÉM,
    " VEIO A LEI PARA QUE A OFENSA ABUNDASSE; MAS ONDE O PECADO ABUNDOU, SUPERABUNBOU A GRAÇA DO SENHOR." (RM 5.20).

    Desde já digo-vos que não venho para querer questionar a fé de ninguém, mas sim de propor um idéia que EU tenho sobre um DEUS de AMOR, GRAÇA, e MISERICÓRDIA.
    Amo o Deus que eu sirvo, e sei que as suas misericórdias são as causas de nós não sermos consumidos (LM 3.22). E tenho certeza de algo: Esse Deus nos dá VIDA, e VIDA com abundância.

    Obrigado a todos. Deus vos abençoe !!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Por que não podemos aceitar um Deus que é amor? Está escrito que "...Ele AMOU o mundo de tal maneira..." (Jo3.16), Por que temos que gritar com mais força ainda que "...Ele também é JUSTIÇA.", como se a justiça de Deus fosse como a nossa, assim, o que é justiça para nós? é assim, "ele pisou no meu pé, vou até lá e piso no dele também", ou "você não pagou o dinheiro que me deve, logo não pagarei o que peguei emprestado com você", genericamente falando, é justo. Agora imagine Deus, "você pecou, Serafimmmmmmm, vai até Miguel e o mande até lá pra lascar com ele agora" ou então, " o que?,ele disse um palavrão? Satanássssssssss, vai até e manda roubar o carro dele"... GRAÇAAAAA..."... e o DEus de toda a GRAÇA..." Veja o que Jesus ensinou... "ofereça o outro lado da face..." "ame quem não te ama"... "perdoe quantas vezes for necessário"... "caminhe a segunda milha"...enfim, um exemplo de Justiça diferente da nossa, embora ele nos ensinou como deve ser...

    Obrigado a todos...

    Biel, quando vc crescer (se conseguir ficar maior do que isso né?!) será como eu, rsrsrsrs.... ta aprendendo... kkkkkkk
    cabeção!

    ResponderExcluir
  19. Amados!Não quero entrar em demanda,
    Se o que o Anderson disse, tem mais veracidade para vocês do que o que a Bíblia diz, já que nem tudo que a bíblia diz tem veracidade para vocês , amém.
    Eu fico com a palavra.
    O meu Deus é amor, Ele é supremo, e eu não o questiono, eu só o obedeço.
    Uma observação sobre o livro de Jó:
    O diabo acusou a Deus, de suborno.Disse que Jó servia a Deus, o temia a Deus, e andava num caminho reto, pois Deus o cercava de bens. Deus autorizou que o diabo tocasse em Jó, pois sabia que o coração de Jó o amava, pelo aquilo que ele era e não por aquilo que ele podia lhe dar.Jó não negou a fé, mas disse, "Deus me deu, Deus tirou, bendito seja o nome do Senhor".
    Que eu possa diminuir cada vez mais, para que Cristo cresça em mim!
    Que Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  20. Me chamo Pessoa Mori, não venho aqui com o desejo de impôr minha opinião, sim de expôr.
    Em resposta ao § primeiro (sobre politeísmo, postado em 14/nov) : Usei como referências versículos de Gênesis, Êxodo, Levítico e Números. Os versículos escolhidos onde se é escrito ´´Senhor`` e ´´Deus`` (com iniciais maiúsculas) se referem ao politeísmo?
    Não fiz alusão à crença de outros deuses. Nem sequer tais divindades foram insinuadas!
    Em meu comentário jamais usei essa palavra: assassino. Pois essa palavra, junto de seu peso, aparentemente sobrepujaria Suas boas obras. Mas seria um adjetivo qualificado, assim como egoísta, vaidoso, infantil, raivoso e inexperiente para descrever o Deus do Antigo Testamento. Mas então vem o Novo Testamento, e parece surgir um novo Deus, dessa vez piedoso, benevolente, amável, grato e muito simpático, que repara tudo que aconteceu antes, na sua forma humana deixa infinitas lições que transcendem a concepção de amor e bondade incrustados no coração do homem.
    Já sobre o trecho de Moisés (em resposta à Êxodo 32: 27,28), sim, foi exatamente isso: uma incoerência entre afirmações atuais e anteriores, entre palavras e ações. Uma contradição!
    Após tirar o povo do Egito, Moisés sobe ao monte, em sua demora recolhe-se todo o ouro e criam um bezerro e começam à adorá-lo. Deus assistindo isso declara à Moisés: ´´Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, se corrompeu; depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito. Tenho observado este povo, e eis que é povo de dura cerviz. Agora, pois, deixa-me, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma; (Êxodo 32: 07-10).
    Nesse momento a criação retifica o Criador, o servo traz a luz à razão e diz ao seu Senhor: ´´Senhor, por que se acende a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão? Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te da tua ardente ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.`` (Êxodo 32: 11,12)
    ´´Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.`` (Êxodo 32:14)
    E doze capítulos antes: ´´Não matarás`` (Êxodo 20:14)
    Voltando ao capítulo 32, nas traduções ´´Almeida``, não se usa ´´matar`` ou ´´assassinar`` para os eventos seguintes, mas sim ´´que se consumam``, ´´caíram``. Já em outras versões da Bíblia, como a ´´Versão Católica``, ´´Nova Versão Internacioal`` e ´´Nova Tradução da Linguagem de Hoje``, diz literalmente: ´´matar```, ´´destruir``, ´´reduzir à nada`` - ´´ E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés; e caíram do povo aquele dia uns três mil homens.`` (Vamos deixar assim: no eufemismo).

    ResponderExcluir
  21. ´´Então Deus Mudou`` Rodrigo diz ironicamente. Permita-me fazer apenas uma pergunta hipotética: se a criação evolui, o Criador permanece inerte?
    Meus textos foram todos do Antigo Testamento. ´´Jesus aboliu o sábado! DEus manda matar por que recolheu lenha no sábado???? leia o novo testamento!``. É, a ordem cronológica é diferente.
    Existem mais algumas brechas em argumentos postados aqui.
    • Como ´´ imagina na minha igreja, onde se tiver duas pessoas com ensino superior já é muito - sem desmerecer ninguém - igreja de periferia, pessoas simples, enfim``.
    Já ouvi muitas opiniões sobre as injustiças do mundo, e a maior de todas seria se o conhecimento estivesse disponível apenas para quem pudesse pagar por cursos ou livros caros. Não nego o bem dos livros, mas em tempos em que todos acreditavam que a Terra era plana e que o Sol orbitava em sua volta, Copérnico, Galileu e Colombo mostraram que isso era mito. E não foi algo decorado em algum livro, foi o resultado de suas próprias experiências e observações. Independente de quantos diplomas uma pessoa possui, há o empirismo!
    Se em uma conversa duas pessoas não se entendem, um diálogo se torna dois monólogos, e daí os mal-entendidos. Se o ato de falar não cumpre seu propósito, o de se comunicar, pode ser que ,sim a pessoa não se esforçou para entender, ou não teve vontade, mas pode ser também que o interlocutor não saiba se expressar. Jesus por exemplo pra se comunicar, com uma linguagem acessível se comunicava muito por parábolas.
    • Ou no comentário seguinte da Ana Figueredo: "Porque me fizeste assim?"O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desenroso?``
    Então o famoso Livre-Arbítrio não existe?
    • Ou o comentário do Anderson de Oliveira Lima: ´´ Geralmente a violência humana acaba sendo culpa de Deus na Bíblia, ou Deus mata para que ninguém faça isso com as próprias mãos, como no caso do Ananias e Safira.``
    Disse Lacan ´´É necessário negar a psicanálise aos canalhas`` e Ricardo Goldenberg explica: ´´Um canalha jamais assume como própria uma escolha. Eu fiz sim, mas você me levou à fazer. Ou o mundo, ou a sociedade... Ou seja, sou um assassino, mas sou inocente!``
    Mas o Anderson Lima deixa claro: ´´Eu prefiro crer num Deus que abomina a violência, que pode até tirar a vida de alguém, mas que é contra qualquer coisa desse tipo entre os humanos. Mas isso é uma escolha pessoal e de fé``.
    • Duas Pessoas afirmam (ou dizem acreditar) que a Bíblia é um fato.
    A Bíblia não é um fato! (Só por eu acreditar isso não se torna um fato).

    ResponderExcluir
  22. Notei que a Bíblia entre os cristãos se divide em duas
    São dois grupos, mas não o Antigo e Novo Testamento.
    Grupo 01: As partes que consegui entender, me identifiquei, e/ou gostei (independente de entender a mensagem)
    Grupo 02: Partes que não consegui entender, são contrárias as MINHAS ideias e/ou não me agradaram, na maioria das vezes afirmarei ser simbologia e que não se pode considerar literalmente (independente de entender a mensagem).
    Tratando-se do grupo um, tenho opiniões firmes, falo com autoridade e cuido para encher de romantismo minhas palavras.
    Já no segundo grupo é visível meu desinteresse, prefiro falar de outro assunto. Mas se alguém insistir tenho sempre uma resposta pronta: É o plano de Deus! ( ou pode variar, ´´quem é você pra questionar Deus?``, ou faço uso de alguma passagem ´´Deus age por caminhos misteriosos``)
    Todas as religiões, especialmente os monoteísmos ocidentais, podem ser qualquer coisa (Leandro Karnal)
    Simplificando: a Bíblia foi usada pra muita coisa boa, mas olha só o lado negativo, segregação, inquisição, cruzadas, assassinatos, atentados, homofobia, genocídio e coisas do gênero.
    E o problema disso é: a Certeza + a leitura seletiva.
    • Leitura seletiva: Processo onde leio apenas o que me interessa ( o grupo 01), e descarto e digo que se tornou obsoleto passagens que me desagradam ( grupo 02).
    • Certeza: ´´Pregadores bíblicos são pessoas que sabem a verdade absoluta.Eles não conseguem manter uma conversa, apenas fazer pronunciamentos``(Richard Holloway)
    ´´Quando alguém hoje afirma: ´É isso que a Bíblia diz`. Eu respondo: ´Não é assim que a Bíblia é lida`.`` (Laurence C. Keene)
    A verdade é que muitos cristãos nem lêm a Biblia ( por vezes passa os olhos no Grupo 01, ou tira a sorte com a Bíblia, abre em qualquer página e acredita que Deus falou com ela). E mesmo assim todos têm certeza de tudo.
    Antes que me interpretem mal, deixo claro que não cabe à mim a verdade e a certeza, tiro de minhas costas um fardo tão pesado. Assim como Bill Maher começo à pregar o evangelho do ´´eu não sei```. Essa agora é minha doutrina.
    Aliás, só sei que nada sei.


    P.S. : Estas ideias são melhores exploradas no meu livro, que será lançado em breve. Distribuo uma cópia pra cada um de vocês se assim desejarem. E POR FAVOR ME MOSTREM ONDE ERREI.Sou apenas um ignorante.

    ResponderExcluir
  23. Porta d´água, chave de madeira,
    a caça passou e o caçador morreu!
    O quê ou quem sou eu?

    ResponderExcluir
  24. Bom, eu aqui mais uma vez....
    vou ir direto ao ponto...
    não vou usar expressões de filósofos conhecidos, e nem de escritoes renomeados, vou ser simples em palavra, como servo de Cristo.
    PRIMEIRO: Respondendo ao nosso querido(a) " PESSOA" , e deixando bem claro a todos, que respeito a fé de cada um, porém temos que nos alertas à vários aspectos de textos fora do contextos.
    O Sr.(a) " PESSOA" Disse: " se a criação evolui, o Criador permanece inerte?"
    O homem como é comprovado pela ciência evolui sim, tanto através de tecnologias, culturas, e etc; MAS querer nos comparar a DEUS....?? num tem cabimento algum. VEJA :
    Hebreus 13.8: " Jesus Cristo é o mesmo ontem e hoje, e eternamente,"
    Ahhhh... Ele é o mesmo.... LEIA João 1.1 e 2.
    Até um momento imaginei que o nosso Deus fosse algum tipo de POKEMÓN, ou um DIGIMON.... ah vamos ser coerentes.

    Sobre a expressão poética, minha visão é que hoje nas igrejas em geral, os hinos são compostos cheios de simbologia, mas o povo leva tudo para o literal. Como nesse próprio artigo como exemplo. Muitas pessoas são levadas pelas suas simplicidades, pois muitas não tem um suporte de ensino Bíblico ou escolar; aí como elas são entender esse tipo de expressão poética??
    As "PESSOA", tem que saber que nem todos nasceram num berço de ouro, muito não tem condições para estudar. Mas ao invés de ficarmos discutindo sobre essas expressões poéticas, por que não vamos ajudar à essas pessoas?? rum


    SEGUNDO: Respondendo a querida ANA, a qual se identificou, que a bíblia tem sim veracidade para nós.
    Ana, respeito a sua opinião, e a sua fé, mas não venha com visão fundamentalista, querendo nos dizer que não cremos na veracidade da bíblia.
    Creio em um Deus de AMOR, e também obedeço-O, mas mesmo quando falho, Ele continua me amando com a sua GRAÇA e sua MISERICÒRDIA.
    Pois bem em Tiago 1. 13, diz: " Ninguém sendo tentado diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta."
    Como disse anteriormente, o livro de JÓ é um livro POÉTICO!
    DEUS foi tentado por Satanás, para que ele visse que JÓ era fiel com DEUS.
    E aquele bate-papo entre Deus e o SAtanás ??
    Será que eles se falaram pessoalmente, ou mandaram mensagens por orkut ou msn ??
    Poético, poético..... e poético.
    Não estou tirando nenhum valor do livro de JÓ, só estou expondo outras passagens bíblicas e lógicas, as quais não podemos ler na literalidade da letra.

    Deus vos abençoe grandemente....
    como disse, num tenho poder algum de querer julgar a fé e as opiniões de cada um, mas tento ser coerente com o que a bíblia realmente quer nos dizer , através de um leitura com Jesus como a chave Hermenêutica da bíblia.

    ResponderExcluir
  25. Deus não mudou. Ele não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa. O Deus do AT. é o mesmo do NT. Jesus veio mostrar que o jeito em que as pessoas viviam não era a vontade de Deus, Jesus revelou isso, e por isso, foi parar numa cruz.Tudo foi escrito depois que aconteceu, como foi citado, muitos mataram em nome de Deus.
    O que eu faço com os textos que apresentei, Deus é amor, ele amou o mundo, enfim... os varios textos postados, sabemos sim, quem lê poesias, crônicas, que existem simbologias, figuras de linguagens, e a Biblia por assim dizer, tem muitooooooooo disso, haja vista o livro do Apocalipse.
    Sobre o livro de Jó, sem comentários, por favor, onde já se viu tratar tal livro de forma literal, é pura ignorância, Jó nem existiu, isso não faz de mim um incrédulo, pois, minha fé esta em Deus e não no que está escrito e nem no "Anderson" como foi dito, a Bílblia não é a quarta pessoa da trindade.

    ResponderExcluir
  26. e eu quero sim o livro que está pra ser publicado, estou falando sério. Não quero impor minhas opiniões, mas gosto muito do debate que esta se desenrolando, isso de certa forma é muito bom...
    Vou cobrar o livro!

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  27. Nossa se a Faculdade de Teologia me deixar soberba, assim como vocês prefiro nuncar estudar, vou continuar assim uma ignorante, como você disse!
    Beijos!Chega de te dar ibope!

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Minha querida em Cristo, se é que possa chamá-la assim, pois pelo jeito, você não tem nenhuma capacidade de absolvição, e muito menos de respeito com os seus "irmãos" em Cristo.
    Mas quer saber de uma coisa, se nem Jesus, que é o SOBERANO agradou a todos, muito menos nós. Mas não me importo com comentários ofensivos para nós, pois aí sinto um pouco na pele, o que é ir contra um SISTEMA, o qual pessoas já estão acostumadas e enraizadas nele.
    Pois bem, só para constar só que faz faculdade de teologia é o meu irmão, mas nem por causa disso ele é um arrogante como essas pessoas que não aceitam a VERDADE.
    Pois bem pior cego é aquele que vê, e não quer enxergar.
    Ninguém aqui é nenhum soberbo, a ponto como você mesma de não querer ver algo que está totalmente exposto aos seus olhos.
    Ibope? não precisamos disso. Entra quem quiser, comenta quer quiser, estamos em um tempo de Democracia, mas as pessoas confundem isso, e acaba entrando nos blogs dos outros para só falar abobrinhas....hahaha
    Temos pessoas que sabem realmente a seriedade do nosso trabalho, não estamos aqui para sermos melhores do que ninguém, mas Contra o SISTEMA imposto por alguns " AlGUÉNS", que acham que são donos da verdade, querendo nos dizer que preferem ser ignorantes e tal.
    Pois bem espero que ao invés de ofendermos o nosso irmão, possamos ajudar aquele que não tem o que comer não só com alimento "espiritual", mas também com um pão para saciar a sua fome carnal.
    Bom tudo que eu pude dizer saiu com alguns desabafos, mas sempre buscando ter coerência, a qual muitos já perderam-na em algum lugar aí.
    Uma ideia pra tu moça. Quer dar ibope? Vai assistir a novela das 8 da globo, ou sei lá, o canal que tu quiser, ao invés de buscar a Deus. hahaha... é cada uma que nos aparece hein irmão.
    Bem espero que verdadeiramente a paz esteja contigo, mas vejo que um pouco difícil, né?!
    Que possamos nos encher do evangelho da graça, a qual nos da liberdade, e amor incondicional para vivermos com Aquele que nos amou primeiro.
    Precisamos de viver realmente no evangelho da GRAÇA, e não o evangelho da LETRA (que mata).
    Te amo Jesus.

    ResponderExcluir
  30. Como assim???
    ibop? Que incoerÊncia!!!!
    Meu amigo fala para ela que Deus deixou o inimigo tocar em tudo menos na vida de JÓ!!!! vai eu gosto de aprender como vcs todos!!!(todos mesmo)
    quero que continue, por favor!!!

    ResponderExcluir
  31. Pessoal estou acompanhando os comentários, que legal. Não vou expor o meu pra não ser redundante por que é semelhante ao do Anderson Lima.

    Dos comentários eu só não entendi o porquê da charada do Pessoa Mori.

    “Porta d´água, chave de madeira,
    a caça passou e o caçador morreu!
    O quê ou quem sou eu?”

    Mas, para não ficar fora da discussão a resposta é:
    Travessia do mar vermelho...

    A porta de água é o mar vermelho. A chave de madeira, o cajado de Moises. A caça o povo de Israel e o caçador Faraó.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  32. legal... dessa eu num sabia... foi mais esclarecedor de que as respostas "filosóficas" que foram postadas...

    um abrço a todos!!!

    ResponderExcluir
  33. O religiosismo mata, e a incoerência da letra nos desviado foco, de qual Deus estamos servindo. Pois bem as uma grande direfença entre o Antigo Testamento e o Novo, é que o antigo, foi relatado como um "testamento" do povo israelita. Para eles não tinha ciência para comprovar doenças, terremotos era a mão de Deus que stava contra os povos, não era para eles algo da natureza. A leitura do Antigo Testamento deve ser feita, através de Jesus como chave hermenêutica da bíblia. Mas como para os judeus, não tinham essas resoluções, eles atribuiam tudo a Deus ou ao diabo, porém quando lemos algumas passagens bíblicas vemos que não para nós é uma visão totalmente diferente pelo tempo em que vivemos. Ora então o Antigo Testamento, não tem mais valor para os dias de hoje de um cristão? Lógico que tem! Tanto o antigo como o novo testamento, temos que resignificar a bíblia para os tempos de hoje. A historicidade da bíblia é verdadeira, sua inspiração é real, passagens bíblicas em que vemos que para os judeus tinha muito valor para a vossa história.
    Agora a diferença pois do Novo é que já é relatado com a vinda de Cristo, dando um novo rumo a história, pois através dEle temos uma nova esperança, esperança esse de uma vida cheia de graça. Deus sempre é o mesmo. Maior significação do caratér de Deus, é demonstrado em seu filho Jesus, que és o seu Pai encarnado. O Deus invisível, que se tornou visível, por amor aos homens!
    No antigo testamento há várias atribuições a Deus. Sobre Deus matar ou não, já fiz a exposição da minha opiniaõ, não irei comentar mais nada sobre isso eu acho...kkkkkk
    A inspiração da bíblia para nós é algo tremendo, pois a bíblia não é um livro qualquer inspirado por homens, porém como no Antigo Oriente Médio havia muitas histórias que eram supostamente inspiradas, mas não tinha a significação, a qual a bíblia traz para nós, pois ela é uma inspiração de VIDA para os nossos dias, e um livro cheio de graça e de esperança, de vivermos numa vida digna, com dificuldades, porém crendo não na nossa superioridade em nossas dificuldades, mas reconhecendo a nosa fragilidade em meio as momentos adversos. Crer no único caminho, a verdade, e a vida (Jo 14.6), pois a literalidade da letra é morta, é mortificação para o homem, porém o Espiríto Santo de Deus nos vivifica para darmos vida a "letra", para produzirem frutos do Espiríto (Gl 5.22).
    Bom a biblia para nós, cristãos não há erros, porém há atribuições HUMANAS, e não de Deus, por esse fato, de tranfigurar a história de Israel para os nossos tempos, é que temos que saber que através da exegese, a qual nos dá uma outra visão da bíblia, e de estudos históricos, podemos compreender, e vivenciar nos nossos dias, e fazer essa transportação de experiência, para obtermos mais esperança no Criador Amoroso, Misericórdioso, e muito Gracioço para com todo o mundo, não somente para os judeus, como eles pensavam,mas também para os GENTIOS, para com aqueles que faziam parte de todo o MUNDO.
    JO 3.16 -Tema de vivencia dos Cristãos.
    Que Deus continue nos usando com a sua infinita graça e misericórdia, e nos faça sermos seus embaixadores e representantes nessa terra, para a propagação dessa amor, que é vivido por todos nós.
    Shalom.

    ResponderExcluir
  34. Novamente eu aqui... rs

    então.. confesso que ja pensei como a tal PESSOA (anonima) ai de cima..

    Até que ao abrir a bíblia em Exodo, encontramos os dez mandamentos, o que vemos? - não roubarás, NAO MATARÁS e etc...

    como pode um Deus dizer NAO MATARÁS, e ele mesmo violentar a sua lei?

    Bjos e um Abraço.

    Thatyane Felix.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Myyy God..

    Quanto stress Aninha.. vc nao era assim .. ai ai ai kkkkkkkk

    Raull.. relaxa manoo kkk

    Brigar ainda não é o caminho. rsrs

    Thatyane Felix!

    Bjinhhoo Abrçs.

    ResponderExcluir
  37. rrssrsrss.... tú viu?????

    esse é um blog de teologia, onde expresso o que acrdito, o que sei - ou procuro saber -podmos até entrar em debates teologicos, isso é bom, aprendemos, crescemos e uma coisa importatnte é repensar, mas os debates partiram para o lado ofensivo, e de "elogios" pessoais...

    Ofensas... rs
    Se na igreja já esta assim, imagine num blog?... rs
    bju
    valewww pelos comentários

    ResponderExcluir
  38. Meu Deus.. rsrs

    o negocio é estudaaaaaaaaar..

    discutir, é um nível mais a frente..

    Alto Lar. kkk

    Ps: só nao pode perder a linha. kkkkkk

    Abraçoooos !

    Thatyane Felix

    ResponderExcluir
  39. haaaaaaaaaa Parabéns pelo Blog Rodrigo..

    Que Deus abençoe.. rsrs

    não sabe como estou bebendo um pouco dessa fonte ai.. valeu.. que Deus abençoe.


    Thatyane Felix.

    ResponderExcluir
  40. obrigado... é bom saber qvc está se alimentando de conhecimento, o meu intuito é compartilhar tdo o q estou aprendendo, não reter nda....
    bjo

    ResponderExcluir
  41. É isso ai, parabéns mesmo. Sempre que puder estarei passando por aqui..

    Abraços.

    ResponderExcluir
  42. Muito bom! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA” que é a palavra de Deus,” e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Será que tem uma seqüência para salvação? Religião salva alguém? O que é pecado contra o próprio corpo? O que é caminho da carne?
    O que a bíblia diz sobre: Idolatria, o que a bíblia fala sobre imagens e esculturas? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? Crer em Deus é fato! Mas se eu não aceitar Jesus, se eu não confessar Jesus como meu único salvador, mesmo assim serei salvo? Qual é o verdadeiro batismo e a verdade sobre a ceia do Senhor? Quebrando maldição, como assim? Ganhar o mundo inteiro e perde a sua alma? Essas e outras perguntas e resposta você vai encontrar no site. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com “Seja sua bíblia de católico ou de evangélico.” Você pode dizer, eu já estou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”( II Pedro cap 3 ver 8 ) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (I A Timóteo cap 2 ver5e6) Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e mal. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas...(Deuteronômio c.30 v. 15 e16)
    Quer saber mais acesse:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    “Seja sua bíblia, de católico ou de evangélico.”

    ResponderExcluir
  43. How to win at casino - BJeon
    Casino 홀덤 족보 games are 무료 슬롯 머신 casino games that 도박장 구인 can get you a little richer. 바카라양방사무실 They're games that require you to buy a large number 바카라 of dice and

    ResponderExcluir