segunda-feira, 15 de novembro de 2010

"Nem só do que sai da boca de Deus viverá o homem, mas também de pão"






      O tema não é para distorcer o versículo bíblico nem iventar uma nova doutrina, mas chamar a atenção para a realidade em que vivemos. Perceba, o versículo diz: "Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" (Mt4.4) , veja só, "nem só de pão", pois, Jesus não era um aliendo de seu contexto, andava no meio dos pobres. O melhor exemplo que encontrei para justificar tal assunto é o texto: "Ele, porém, respondendo, lhes disse: Dai-lhes vós de comer... (Mc6.37). "Jesus chamou os discípulos e lhes disse: Tenho compaixão da multidão; já está comigo há três dias e não tem o que comer. Não quero despedi-la em jejum, de modo que possa desfalecer pelo caminho." (Mt 15.32). Olhando para estes dois textos, percebo que Jesus se preocupa também com o estado físico de seus ouvintes.
 
    Na atual conjuntura, vejo muita hipocresia no corpo de Cristo (igreja), discursos que visam apenas o lado chamado de "espiritual" das pessoas, como se não fizessemos parte deste mundo, fechamos os olhos para a FOME, oramos e pedimos para que Deus mate a fome dos angolanos, nigerianos, enfim.

    A igreja falha em seu papel social, acredito que a mesma nem se quer dá muita importância a tal situação, não quero também generalizar, mas os discursos que ouço hoje é "você pode", "você é", você vai vencer", você é bom", "Deus vai te prosperar", "vou orar pra Deus liberar sua benção"... nada de "quem você ajudou hoje", ou "qual instituição de caridade você tem colaborado", "qual foi a última vez que você matou a fome de alguém"... Não tenho propriedade para falar de missão integral, mas eu acredito piamente que, ao olhar o livro dos Atos dos Apóstolos, vejo uma igreja que nasce com uma preocupação social.
   
    Veja o que diz o texto: Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. (Atos 6.1-3).

    Acho impressionante os requisitos exigidos pelos apóstolos para servirem a mesa:
  1. Boa reputação: Não pode ser qualquer um para alimentar, servir, trabalhar com pessoas.
  2. Cheios do Espírito Santo: A cada dia que passa, acredito mais que alguém cheio do Espírito é alguém capaz de compartilhar, alimentar, se doar ao próximo, e não alguém que fala em "línguas", ou que pula bastante na igreja, ou então aquele que grita enquanto prega, cheio do Espírito é alguém que revela à Cristo, é alguém que adota os valores do Reino de Deus.
  3. Cheio de sabedoria: Realmente para lhe dar com pessoas a sabedoria é imprescindível. Hoje vejo que para se consagrar um obreiro em nossas igrejas é pelo dízimo, se prega bem, se fala em linguas, se é avivado, enfim... Nada parecido com a igreja que Atos descreve. É necessário muita sabedoria para compreender - isso nos dias de hoje - que cristianismo não se vive só dentro da igreja, no culto, mas fora do lugar de adoração, fora do templo, no dia-a-dia, na convivência.
            O texto termina com uma declaração importante: " ...aos quais constituamos sobre este importante negócio."

           Tiago em sua certa descreve algo interessante: A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. (Tg 1.27).

          Resumimos nosso relacionamento com Deus no que acontece dentro da igreja. Vai muito além disso.
O evangelista relata: "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes".(Mateus 25.34-40).

Apenas mais um desabafo...
                   



17 comentários:

  1. Parabéns! Olha Rodrigo, acho que tocou num dos mais importantes temas da Bíblia. Sabe que trabalho com isso, que leio e estudo textos bíblicos todos os dias, e cada vez mais me convenço de que a qualidade de vida é o tema principal da Bíblia.

    Sempre encontro textos exigindo igualdade, justiça aos mais fracos, comida aos famintos, incentivando a caridade, o perdão, negando a violência ou a exclusão...

    Ah, você também foi muito criativo no título. Esse são os textos que chamam a atenção do público para seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu Pastor, a cada dia me convenço que precisamos mudar o rumo de nossas pregações, esquecemos que somos nós que temos que dar de comer. Jesus disse dai-lhe vós de comer, e nós nos isolamos no nosso mundo "espiritual" pregamos as mesmas coisas para as mesmas pessoas, oramos para Deus visitar tal pessoa, matar a fome tal país. (Parece que estou ouvindo Deus me perguntar: E você tem visitado quem? tem matado a fome de quem?). Fica na paz que Deus te ilumine cada vez mais.

    ResponderExcluir
  3. fiquei totalmente sem palavras para agradecer os comentários que vcs tem postado aqui, ainda não terminei esse artigo, vou me empenhar mais ainda no mesmo. Vale ressaltar a importância dos comentários do Prof. Anderson e do meu grande amigo Marcos, são pessoas voltadas para o cristianismo verdadeiro, obrigado, de coração.

    ResponderExcluir
  4. Grande Rodrigo. Faz tempo que nao passo por aqui! Que tema complexo.. rsrs.. Adorei Ro....

    Parabens!
    Beijos
    Thaindy

    ResponderExcluir
  5. é verdade, faz tempo qvc não passa por aqui. Eu preciso terminar o artigo, to engasgado com tanta coisaaa...rsrsrs
    bjo
    valewww Thalyta

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Parabéns pelo post !
    Somos seres biológico, sociológico e espiritual..
    Portanto, temos necessidades que precisam ser supridas em todas essas areas...
    abraços
    cativosporcristo.blogpost.com

    ResponderExcluir
  7. Obrigado mano querido..pela visita e por seguir meu blog.
    Abraços
    cativosporcristo.blogpost.com

    ResponderExcluir
  8. não precisa agradecer... é um grande prazer pra mim...

    ResponderExcluir
  9. FIZ um analise das tres tentações de cristo, depois de pregar duas fiu proibido de pregar na igreja RSRSRSR, e uma perversão de valores ate a santa seia foi transformada em alimento espiritual, da uma passada la nos textos.

    http://vozdedenuncia.blogspot.com/2010/05/tentacao-de-cristo-parte-iii-mt-4.html

    http://vozdedenuncia.blogspot.com/2010/04/nao-dependendo-do-livramento.html

    http://vozdedenuncia.blogspot.com/2010/03/tentacao-de-jesus.html

    as divulgue valeu.

    Esse ano vamos dar inicio a o dia D o DIA da Doação. e nois.

    ResponderExcluir
  10. valewww keiker, vou passar por lá sim... e pode contar comigo... um abrço

    ResponderExcluir
  11. Olá Rodrigo recebi a indicação do seu blog do meu amigo Keiker, ele estava certo você é muito bom.

    Creio como você adorei ter empregado esta frase; "..percebo que Jesus se preocupa também com o estado físico de seus ouvintes."

    Se fosse sugerido para Jesus transformar pedras em barras de ouro não seria tentação alguma, pois o foco dele não era a riqueza.

    Mas, para alguém que como foi expressado, se preocupa com o estado fisíco das pessoas.
    Transformar pedras em pão era muito tentador...

    Parabéns, gostei muito do seu texto!

    ResponderExcluir
  12. obrigado Leonardo, de verdade.
    é muito importante sua opinião, meu texto ainda não está completo, estou procurando um momento para que eu termine o mesmo...

    um abrço...

    ResponderExcluir
  13. Olá querido. Sou amigo pessoal do Pr. Edson
    Crispim. Gostei do ponto-de-vista que você aborda esse assunto. Realmente o lado social da igreja tem deixado a desejar. Precisamos fomentar essa idéia, pois quando os apóstolos resolveram se dedicar somente ao ministério da Palavra eles separaram diáconos(como você),cheios do Espírito Santo, de boa reputação, fé... para essa tão nobre tarefa. As viúvas (tenho uma vó nessa situação),os órfãos têm grande necessidade. Seria interessante conversar com a liderança local e cobrar deles alguma atitude. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Ezequias eu não conheço a sua igreja, nem a do Rodrigo, mas a maioria que eu conheço dá de ombros para a questão da justiça social.

    Acredito porque se trata de um público que não dá retorno financeiro para a instituição. Embora a bíblia mostre uma relação muito grande entre reino de Deus e justiça.

    Busquem primeiro o reino de Deus e a sua JUSTIÇA (MT 6:33). O reino de Deus não é comida nem bebida, mas JUSTIÇA, paz... (RM 14:17) Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça (MT 5:6).
    Não tem como pensar em reino de Deus, sem pensar em justiça.

    Como o assunto base é o pão. Pão é um bem que pode ser acumulado ou socializado “O pão nosso de cada dia nos dá hoje... (MT 6.11)” Por essa razão é um bem político.

    No último aniversário da igreja Betesda o pastor Carlos Queiroz disse uma frase fantástica que se encaixa nessa discussão.
    “A falta de pão na mesa dos nossos irmãos e irmãs pode ser uma denúncia da falta de espiritualidade no altar dos nossos templos.”

    Tudo que ofertamos em prol do proximo é o nosso excedente. Quando damos aquilo que nos sobra estamos, sem saber, denunciando a injustiça.

    Porque quando damos o que sobra é porque alguém não possuía, amor é quando damos o que nos falta. Acredito que é nesse conceito que nossa justiça precisa exceder em muito a dos escribas e fariseus.

    Espero que as suas igrejas tenham esse olhar voltado para o social, a maioria dos templos onde passei nem tocavam nesse assunto.

    Mas creio que em um lugar, que não precisa ser necessáriamente a igreja onde dois ou tres com o pensamento de vcs (Rodrigo e Ezequias)estejam Deus será percebido e manifestado.

    ResponderExcluir
  15. gostaria, de coração, agradecer os comentários (Ezequias e Leonardo) é bom saber que há pessoas que se importam com o lado social, embora eu não tenha terminado o meu artigo - por falta de tempo - a repercução do mesmo valeu a pena... um grande abraço pra vcs...

    ResponderExcluir
  16. ufa moço podemos ver q seu empenho no estudo está te levando para mais perto de Deus e naum te deixando frio espiritualmente como os Neopentecostasi deizem...
    kara espero novas postagem e ve se posta logo.... kkk fik com Deus

    ResponderExcluir
  17. Permita-me tecer comentários sobre sua reflexão.
    Pertinente, muito pertinente.
    Sofremos angústias diárias, por testemunhar tantas distorções da bíblia. A exemplo de Jesus, perseguidos por nossos próprios "irmãos".
    Nos louvores, nas ministrações, nas pregações, nos é apresentado um Jesus-lâmpada-mágica-de-aladim:sim! Tens direito a muitos pedidos. Sejam eles até mesmo irracionais,logo, absurdos.
    Não há muito espaço para uma fé racional.
    Para uma adoração inteligente, e a um chamado para uma vida normal.Nossos jovens, são submetidos a um processo de alienação e a desejar os céus. E as faculdades chegam até ser rotuladas, instituições perigosas, podem fazer desviar da fé.
    É bem verdade que devemos nos encher de Deus, isso não implica nos divinizar de forma fanática.É confortante saber de seminários que instruem pessoas para viver nos nossos tempos.

    ResponderExcluir